quarta-feira, 6 de maio de 2015

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: 

Brandão, Carlos Rodrigues. O que é Educação 
São Paulo: Brasiliense, 2012. 


Resenha: 

Vemos que neste livro o Autor Carlos Rodrigues Brandão, refere-se a Educação. A educação se encontra em todos os lugares, pode ser em “casa, no trabalho, na rua, na igreja, ou na escola, para aprender-e-ensinar e conviver”. 

O autor nos revela, que não há uma forma única, nem um único modelo de educação, a escola não é o único lugar onde ela acontece, e talvez neim seja o melhor lugar. Então vemos que existe a educação de várias categorias e de vários povos, e várias culturas, ela é livre entre todos nós. 

Os indios com a sua educação eles ensinam a criança desde pequena, suas culturas, costumes, religiões, artesanato e o trabalho. 
Como vemos anteriormente a educação existe onde não há só escolas, e sim por toda a parte, onde a estruturas sociais da transferência do saber. 

Com o trabalho adquirimos a educação, ela se instala atráves de simbolos, de intenções, e de padrões culturais. 

Na tribo indígenas, as meninas desde de pequenas, aprendem com as companheiras de idade, com mães, as avós, irmãs mais velhas, os meninos aprendem entre os jogos e brincadeiras de seus grupos de idade, aprendem com os pais, os irmãos da mãe, os avós, e guerreiros, os que sabem, fazem , ensinam, vigiam, incentivam, demonstram, corrigem, punem e premiam. 

Veremos nos capitulos a frente, que os professores, pedagogos, estudiosos e metres, tem outra visão do que é a educação, eles criticam a prática da educação no Brasil, afirmam que não há liberdade no país e a educação não tem papel algum nos últimos anos, que os brasileiros não há igualdade, há muita descriminação ainda, como os negros, velhos, crianças, homossexuais, mulheres, a educação quer dizer união, devemos incentivá-la. 

A educação é uma prática social, como ela adquirimos uma formação do nosso carater, dentro de uma sociedade. 

“ Se educação é transformação de uma realidade, de acordo com uma ideia melhor que possuimos, e se a educação só pode ser de carater social, resultará que pedagogia é a ciência de transformar a sociedade.” ( Ortega y Gasset) 

A educação é considerada como fator de mudanças, e cada indivíduo adquiri um forma de educação independente da sua cultura.


Um comentário: